Música clássica


                           

“Ó beleza! Onde está tua verdade?”,
William Shakespeare (1564 – 1616).




Exponho aqui uma singela poesia que escrevi contemplando músicas eruditas/clássicas. Que este sentimento que aqui proponho possa nos elevar às coisas divinas e suscite em todos a sede pela verdade, pelo bom e o belo.

Ao final deste artigo, deixo indicações de boas músicas. Se possível, ouça-as enquanto lê:



"Eis a música inefável, que possui uma beleza que não pertence ao plano terreno, a qual não é possível descrever com palavras.

Tal música divina locomove-se em minh'alma, devido à sua complexidade natural. E de forma dominante usa de meus sentimentos e emoções como instrumentos musicais. Eu a sinto tocar tão intensamente que tenho a sensação de que ao fechar meus olhos presencio sua beleza extrema, a qual temo ver.

A fascinante música descreve a condição de minh'alma naquele instante e a expõe sem escrúpulos, sinto-me nua. Que deleite ouvir-te, que primor inexplicável.

A perfeição que passa pelos dedos do pobre mortal o torna digno de méritos infinitos, assim também para os miseráveis que a ouvem. Mas, quando a perdemos de nossos sentidos, deixamos esvair toda a nossa nobreza e dignidade junto com ela.

Ó que aflição, quando a perfeição se vai e me abandona no silêncio ensurdecedor deste mundo.

Ela retorna sutilmente aos meus ouvidos e então devo encontrar repouso para a beleza divinal em minh’alma.

Ó, e quando encontro! Que felicidade me consome, sinto-me inundada em sua graça.

Ó perfeição, e quando os dedos do pobre mortal sobre o instrumento musical suspendem o som que alimenta minha razão e vontade, expressarei o torpor de sentimentos através de meu enternecido semblante.

A minh'alma inquieta foi então cinzelada por um desejo perene de permanecer em ti, ó perfeição e sumo bem.

Aproprio-me de sua beleza e felicidade, e não me esgotarei de ouvi-la, até nos tornarmos um só".




Para terminar, eu gostaria de complementar este artigo com um trecho do livro "Beleza" de Roger Scruton, onde em seu primeiro capítulo ele expõe:

"O verdadeiro, o bom e o belo

Existe uma ideia encantadora sobre a beleza que remete a Platão e Plotino e que foi incorporada ao pensamento teológico cristão. Segundo ela, a beleza é um valor supremo que buscamos por si só, sem ser necessário forneceremos qualquer motivo ulterior. Desse modo, a beleza deve ser comparada à verdade e à bondade, integrando um trio de valores supremos que justifica nossas inclinações racionais. Por que acreditar em 'p'? Porque 'p' é verdadeiro. Por que desejar 'x'? Porque 'x' é bom. Por que contemplar 'y'? Porque 'y' é belo. De certo modo, declaram esses filósofos, tais respostas estão no mesmo plano: cada qual traz um estado de espírito ao âmbito da razão, vinculando-o a algo que nós, sendo seres racionais, buscamos naturalmente. Aquele que pergunta "por que acreditar no que é verdadeiro" ou "por que desejar o que é bom" foi incapaz de compreender a natureza do raciocínio. Ele não percebe que, para justificarmos nossas crenças e desejos, nossa razão deve estar ancorada no verdadeiro e no bom.

O mesmo, então, se aplicaria à beleza? Se alguém me pergunta por que me interesso por x, “porque x é belo” seria uma resposta definitiva, isto é, uma resposta imune a qualquer contra-argumento – a exemplo de um “porque é bom” e um “porque é verdadeiro”? Afirmar que sim é negligenciar a natureza subversiva da beleza. Alguém que se veja encantado por determinado mito pode se sentir tentado a crer nele; nesse caso, a beleza é inimiga da verdade (cf. Píndaro, Primeira Ode Olímpica: “A beleza, que dá ao mito aceitação, faz do incrível crível”). Um homem atraído por uma mulher pode sentir-se tentado a perdoar seus vícios, e nesse caso a beleza é inimiga da bondade (cf. Abade Prévost, Manon Lescaut, em que a ruína moral do Cavaleiro des Grieux é causada pela bela Manon). A bondade e a verdade, supomos, jamais rivalizam, e a busca de uma é sempre compatível com o respeito que se deve à outra. A busca da beleza, por outro lado, é muito mais questionável."








Indicações de músicas:

*https://www.youtube.com/watch?v=dHtYaofjZS0&index=19&list=PLLM1iylDXwLoBB2DP1-JBzrsr9TTJmaBo

*https://www.youtube.com/watch?v=Ps_8dTMRMEQ

*https://www.youtube.com/watch?v=xM0dB4b8daI








Comentários

Postagens mais visitadas